Fique por dentro das novidades!
Aparecemos no Instagram da EMAp! É com muito orgulho que compartilho a matéria feita pela FGV EMAp sobre o projeto "Matemática é para Todos". Este projeto é o meu Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação em Matemática Aplicada na EMAp. Esse sonho só foi possível graças ao Centro de Desenvolvimento para a Matemática e Ciências (CDMC), que me ofereceu uma bolsa de estudos na Fundação, ainda enquanto eu cursava o ensino médio no Instituto Federal. Agradeço imensamente a todos do CDMC pela incrível oportunidade, especialmente ao Professor César Camacho, a Cássia Pessanha e a Luziel Claret.
Não é comum encontrarmos no mercado card games que combinam tão bem conteúdos de Matemática com diversão. Por isso, temos o prazer de divulgar Al-Jabr!, um jogo competitivo em que cada jogador precisa montar, com cartas de números e peças representando operadores, uma operação cujo resultado se aproxime do objetivo. O jogo é uma criação de Mais Lebarck e Carlos Silvestre e, além do material físico, também conta com realidade aumentada. Se você se interessou, o jogo está em financiamento coletivo no Catarse, por tempo limitado!
Temos o prazer de anunciar oficialmente que estaremos na XI Bienal de Matemática, que será realizada em São Carlos, SP, de 29 de julho a 2 de agosto. Participaremos do festival com uma oficina, que ocorrerá em dois dias. Abordaremos como é possível utilizar os jogos em sala de aula, com quatro momentos onde jogaremos "Whole", "Math Journey", "Euclides Path" e "Resto Ataque". Nos vemos lá!
A convite do professor Jorge Lira, coordenador do CEnPE, e dos coordenadores dos diversos CREDEs, realizamos seis formações de professores, alcançando mais de 300 docentes no Ceará. As oficinas foram focadas em jogos para o Ensino Médio, abordando a aplicação dos jogos "Vectrun" e "Parable Invaders". Foram momentos incríveis que geraram diversas ideias e novas implementações dos jogos. Agradecemos a todos os professores que participaram.
A convite do projeto "Matemática na Rede" da Secretaria de Educação do Espírito Santo, o "Matemática é para Todos" foi convidado para realizar uma oficina de jogos com professores do município de Jaguaré. Com o intuito de levar jogos para as salas de aula do ensino fundamental, abordamos os jogos "Whole" e "Math Journey". Um agradecimento especial aos professores Wellington e Hélio Muniz por tornarem essa formação possível.
O jogo, cujo objetivo é viajar no tempo e recrutar matemáticos para sua equipe para resolver grandes problemas e provar teoremas famosos, recebeu sua primeira expansão. Com temática nos professores da FGV, a expansão inclui 10 novas cartas e uma nova mecânica de troca de personagem. Esta expansão é uma homenagem aos professores da Fundação que marcaram minha graduação.
O projeto "Matemática é para Todos" é a concretização de um trabalho iniciado quando eu ainda era estudante no Ifes Cariacica. Junto com o professor Mateus Magela, desenvolvemos um jogo para ensinar a divisão euclidiana. Anos depois, com a orientação do querido professor Eduardo Wagner, defendi meu TCC sobre a aplicação de mais de 15 jogos educacionais criados.Na imagem, da esquerda para a direita: Eduardo Wagner, AslaMedeiros, eu (Tulio Koneçny) e Moacyr Alvim